Angra 2000

Ligue (+351) 295 215 555

TD Pedestrianismo - Capelinhos e Caldeira c / pic-nic | Faial

Passeios Pedestres "Natureza" > Faial, Portugal

Descrição:

Este trilho inicia-se junto do Parque Florestal, nas Trupes do Capelo. Com uma duração aproximada de 2h30m, de dificuldade média, estende-se por 7 km, ao longo dos quais poderá apreciar uma grande diversidade ecológica e geológica que caracteriza o Parque Natural.

Aconselhamos a visita ao Cabeço Verde, onde poderá desfrutar da paisagem oferecida sobre o Cabeço do Fogo (a Este), centro da primeira erupção histórica da ilha do Faial (1672) e antigas escoadas lávicas associadas. Dê a volta ao Cabeço Verde pelo lado Norte, contornando-o. Quando chegar novamente à estrada de bagacina siga para Oeste em direção ao Caldeirão. Logo a seguir, há uma entrada que permite ir até à Furna Ruim, antiga chaminé vulcânica com 55 metros de profundidade. Neste local existem exemplares de incenso (Pittosporum undulatum). Um pouco mais à frente é-nos apresentado o Algar do Caldeirão, uma das formações mais antigas da península do Capelo. A cerca de 300 metros deste ponto, temos um dos mais belos exemplares de azevinho de elevado porte da ilha do Faial. No cruzamento seguinte, continue em frente subindo o Cabeço do Canto, onde pode desfrutar de excelente miradouro sobre o vulcão dos Capelinhos. Aqui poderá observar três espécies arbóreas da Laurissilva costeira, a faia (Morella faya), o pau-branco (Picconia azorica) e aparecendo esporadicamente a urze (Erica azorica).

Voltando ao trilho e seguindo em direção a Oeste, após passar um troço de elevada dificuldade, é possível visitar um pequeno tubo de lava. Continuando no percurso, irá passar por uma antiga vigia baleeira, hoje desativada. Ao chegar à estrada regional, atravesse-a e caminhe por cima das cinzas vulcânicas do Costado da Nau até chegar ao fim do percurso no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

Paragem para pic-nic durante a caminhada.

Categoria - Linear | Dificuldade - Médio | Extensão - 8 km
 
Equipamento necessário: Roupa leve e confortável, sapatilhas ou botas de montanha, impermeável, protector solar, chapéu, mochila, e reforço energético adicional/água.
 
  •  As excursões apresentadas podem ser alteradas mediante condições meteorológicas e/ou  outros motivos devidamente justificados pelos guias locais

  • A visibilidade sobre as paisagens depende das condições atmosféricas

 

Duração Aproximada: 6 a 8 horas
Partida: Hoteis
Hora de Partida: 9h00

Inclui:

Transporte, guia e seguro.

Tarifa(s)

N.º de Pessoas:
  • 2 a 15 €52,90
- Crianças dos 3 aos 11 anos, desconto de 30%
Reservar Já!
Retroceder

Outras Sugestões

Ver Outras Excursões