A presença constante do verde em mil matizes frescos como a luz da manhã. As pinceladas de azul turquesa de lagoas que fazem sonhar. As cascatas que saltam centenas de metros ao encontro do mar. É este o quadro natural das Flores. Tornando ainda mais aliciante pela vida tranquila dos antigos tempos. O rodopiar rápido das mós de uma azenha. O cristal transparente das águas do mar ricas em peixe. Os quilómetros e quilómetros de hortênsias realçando a beleza da paisagem. A delicada transparência das flores feitas por mãos humanas.
Visitar as Flores é penetrar num mundo feito de tranquilidade, de encontro da Natureza. Onde apetece passear, descobrir os encantos ocultos da paisagem sempre verdejante.
De forma trapezoidal a ilha das Flores tem uma superfície de 143.11 km2, com o comprimento de 17 Km e 12,5 Km de largura máxima. A sua plataforma centra, que se desenvolve entre os 500 e 600 metros de altitude, tem no Morro Alto, com 914 metros, a maior elevação. Está situada a 21º 59º de longitude oeste e 39º 25º de latitude norte.
A ilha das Flores apresenta uma enorme riqueza em belezas naturais. as sete lagoas existentes na zona central da ilha constituem um dos locais mais interessantes a visitar.
É um espectacular fenómeno geológico que tem a sua origem na solidificação do basalto em estrias verticais.