São Jorge é uma imensa aguarela pintada com infinitos matizes de verde. Desde o verde pálido da erva que desponta ao muito escuro da folhagem dos arbustos que recobrem as ravinas que mergulham verticalmente no mar. É esta predominância do verde que faz o encanto da ilha, convida a passeios por uma paisagem que mantém a beleza primitiva.
São Jorge tem muito mais para oferecer ao visitante. Insólitas "fajãs" no fundo de altas arribas. Interessantes exemplos de arte sacra açoriana. Colchas com padrões seculares tecidas em teares manuais. O sabor autêntico do seu afamado queijo. Para dias que ficam na memória.
Ilha alongada com 56 Km de comprimento e apenas 8 Km de largura máxima, São Jorge tem uma área de 246,25 Km2. Criada por sucessivas erupções vulcânicas em linha recta, de que restam crateras, a sua plataforma central tem a altitude média de 700 m, com o ponto mais elevado a 1.053 m. A costa, escarpada e quase vertical, sobretudo a norte, é interrompida por pequenas superfícies planas costeiras: as "fajãs". Está situada a 28º 33? de longitude oeste e a 38º 24º de latitude norte.
Locais de rara beleza, estendem-se pelos dois lados da ilha que em virtude do seu microclima se tornaram em locais fertéis. De salientar a Fajã da Caldeira de Santo Cristo na Ribeira Seca com uma gruta submarina e uma lagoa onde se criam amêijoas.