Uma cidade Património Mundial, nascida do mar e para o mar, símbolo do novo mundo criado pelos descobrimentos. O colorido intenso dos impérios dedicados ao Espírito Santo. Os muitos testemunhos de arte e história. A aguarela viva de uma paisagem feita de muitos verdes a que não falta o arco-iris das flores. Atractivos que fazem da Terceira uma ilha para férias diferentes, completas.
Há muito mais para ver e fazer na Terceira. Desde uma partida de Golfe à descida a grutas vulcânicas. Da alegria e animação de uma tourada à cidra ao encanto singelo a arquitectura popular. Do mergulho numa piscina feita de lava e mar ao bom sabor da cozinha tradicional.
De forma aproximadamente elíptica, a Terceira tem 381.96 Km² de superfície e as dimensões são máximas de 29 Km de comprimento e 17,5 Km de largura. Um planalto com saliência suave de serra do cume, domina a parte Este da ilha. A zona central é marcada pela grande e baixa cratera da Caldeira de Guilherme Moniz e pelo conjunto de elevações da Serra do Labaçal, que tem a sua maior altitude no Pico Alto (808 m). A ocidente desenvolve-se o sistema montanhoso da vasta cratera da serra de Santa Bárbara, com altitude máxima da ilha (1.021 m). A ilha Terceira esta situada a 27ª 12? de Longitude Oeste e a 38º 40? de Latitude Norte.
Em 1983 Angra do Heroísmo, principal centro urbano da Terceira, foi classificada como Património Mundial pela UNESCO. Sugere-se passeio a pé pelo centro histórico.
Da arquitectura religiosa destaca-se a Igreja Matriz com pórticos ogivais e capelas manuelinas. Da arquitectura civil os Paços do Concelho que remontam ao séc. XVI. Sugere-se passeio a pé.
Situado no interior da Ilha Terceira - Caldeira Guilherme Moniz, corresponde a uma chaminé vulcânica, não totalmente preenchida pela lava. No interior as paredes e tecto da abóbada estão cobertas com estalactites de sílica e no chão formam-se estalagmites.
Igreja com portais góticos e no seu interior a grande pintura mural em fresco, constituída por cinco painéis, representando S. Martinho, Santa Bárbara, a aparição de Jesus a Madalena, S. Sebastião e S. Joaquim e Santana
Zona vitivinícola importante, produz o afamado Vinho Verdelho dos Biscoitos. Sugere-se a visita ao Museu do Vinho e à zona balnear, com piscinas naturais, sobressaindo o negro das formações vulcânicas e o azul do mar.